A Pandemia do novo coronavírus começou no Brasil no final de março e começo de abril, e muitas pessoas tiveram que se redescobrir em meio à quarentena para vencer o tédio e não sair de casa.
Afinal, muitos acabaram sendo afastados de seus trabalhos, estudos, etc e precisaram encontrar um meio de se entreter em casa.
Contudo, em meio a muitos pontos negativos, há pontos positivos também que devemos levar para o futuro como aprendizado para que possamos usar se preciso for.
E, hoje, estou aqui para te ajudar a identificar esses pontos positivos com essas 5 dicas.
1 – O cuidado com a saúde na pandemia
Por conta do Covid-19 e de toda a pandemia que se instaurou após os primeiros casos, as pessoas começaram a se preocupar mais com a sua saúde, se consultando com médicos profissionais e se prevenindo de doenças o máximo possível.
O consumo de álcool em gel também aumentou e praticamente todos os estabelecimentos possuem um tubo ou um totem para desinfetar as mãos com álcool.
As pessoas também passaram a carregar esses tubos consigo no carro, na bolsa, etc.
Devemos levar essa cultura de cuidado para o futuro, para que outras doenças sejam evitadas.
2 – O trabalho home office
O trabalho home office e até mesmo o estudo a longa distância foi uma novidade na pandemia para quem estava acostumado a ir até o trabalho ou estudar fora.
Foi um grande aprendizado para aqueles que juravam não conseguir fazer nada enquanto estava em casa ou que não tinham tanta experiência assim no assunto.
A pandemia pegou muita gente desprevenida, mas para tudo tem um jeito e o jeito foi dado. Claro que não é o mais confortável possível, mas essa lição, se um dia você precisar, vai saber fazer de novo.
3 – A empatia em época de pandemia
A pandemia despertou em muitas pessoas um lado empático. O medo de perder um ente querido, algum amigo ou conhecido, trouxe à tona um sentimento de ajuda e apoio ao próximo.
Não só isso, o tempo em casa fez com que muitas pessoas abrissem os olhos para se enxergar, e essa atitude por si só trouxe à tona também a fragilidade de cada um.
E não tem problema em ter mais empatia com o próximo e mostrar às pessoas que você também tem suas fragilidades e precisa respeitar seus limites e vontades, isso é o ato forte de querer ser alguém melhor, e você só tem a ganhar com isso.
Por isso, devemos levar essa lição para frente, pois é isso o que nos tornará seres humanos melhores.
4 – A organização e a criatividade em casa
Com tempo de sobra em casa, muita gente descobriu que dá para fazer em casa o que se podia fazer na rua.
Por exemplo: fazer exercícios físicos.
Sem contar que, o tempo livre trouxe a perspectiva de colocar filmes, séries e leituras em dia. Com certeza um hábito saudável que sem dúvida devemos levar para o futuro.
Quem é que não gosta, às vezes, de ficar em casa só para ver aquele filme com pipoca?
Já a questão da organização, quem gosta de decorar a casa, inventar moda, teve tempo para usar bastante a criatividade para dar aquela repaginada.
E muitas pessoas entraram na brincadeira, fazendo algumas pequenas reformas, liberando mais espaço em casa, se desfazendo do que não precisa mais.
5 – Hábitos saudáveis melhoram a nossa autoestima
Por fim, leve em consideração continuar com alguns dos hábitos que você criou nesta pandemia. Desde que eles sejam saudáveis e você tiver tempo para quando tudo voltar ao normal, não tem problema continuar fazendo coisas que você goste de fazer.
Além de tudo, serve também como aprendizado, afinal, temos que tirar proveito de tudo quando a situação não for boa.
E você? O que tem feito para inovar nesta pandemia? Deixe um comentário!