Close em uma boca com dentes brancos e bem alinhados, simulando um tratamento de tártaro nos dentes com um espelho e uma cureta.

Saiba o que é o tártaro nos dentes e como se prevenir com hábitos simples

Falar em tártaro nos dentes pode não ser muito agradável, mas é um assunto super importante para a nossa saúde bucal. 

O tártaro é aquela camada dura e amarelada que se forma nos dentes devido ao acúmulo de restos de alimentos e bactérias. E nem precisamos falar que isso é péssimo para a sua saúde bucal, não é? Afinal, não é algo que afeta apenas a estética: o tártaro pode causar uma série de problemas, como mau hálito, gengivite e até mesmo a perda dos dentes. 

Então, se você quer aprender como evitar esse problema e manter seus dentes saudáveis e bonitos, continue lendo este post!

Mulher negra, de cabelos crespos e curtos, sorrindo com dentes brancos e muito bem cuidados.

 

O que causa tártaro nos dentes

O tártaro é um problema muito comum na saúde bucal, causado pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, aquela camada pegajosa e incolor que se forma quando as bactérias presentes na boca se combinam com restos de alimentos e saliva. Se essa placa não for removida com a escovação regular, ela pode endurecer e se transformar em tártaro.

Além de não ser esteticamente agradável, a longo prazo o tártaro pode causar diversos problemas, como mau hálito, gengivite, inflamação das gengivas e cáries. Ele também pode ser um fator de risco para doenças periodontais e, em casos mais graves, causam a perda dos dentes.

 

Como identificar o tártaro 

Uma maneira segura de identificar o tártaro nos dentes é pela textura. Sabe quando você passa a língua e sente os dentes um pouco mais ásperos do que o normal? Isso é sinal de tártaro!

Uma outra característica do problema é uma placa, que pode ser esbranquiçada, amarelada ou mais marrom que aparece tanto na parte externa quanto interna dos dentes, próxima à gengiva ou entre os dentes.

Outro sinal possível de tártaro é o mau hálito, afinal, estamos falando em bactérias e resíduos de alimentos no seu dente. E se o problema evoluir, você pode ter inflamações nas gengivas, a chamada gengivite.  

 

Como remover o tártaro

Apesar de ser um processo simples, remover o tártaro exige que você vá a um dentista.

No consultório e com os equipamentos corretos, ele vai fazer uma raspagem na superfície dos dentes que vai retirar toda a sujidade. É necessário que o procedimento seja feito por um profissional porque ele é quem sabe até onde pode ir, sem causar nenhum dano nos dentes ou gengivas.

Ah, e dependendo da quantidade de tártaro acumulado, é possível que seja necessário passar por esse procedimento mais de uma vez.

 

Dicas para evitar o tártaro nos dentes

Já que só um dentista pode remover o tártaro, a melhor maneira de lidar com o problema é evitando que ele se forme, concorda?

Então, confira algumas dicas para impedir a formação da placa bacteriana na boca:

Mulher idosa usando um roupão branco sorrindo em frente ao espelho, segurando uma escova de dentes verde.

  1. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, se possível com uma escova de cerdas macias. 
  2. Escove a língua para remover as bactérias que causam o mau hálito.
  3. Use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes.
  4. Evite alimentos açucarados e ácidos em excesso, pois eles contribuem para a formação do tártaro.
  5. Beba bastante água. Isso ajuda a remover os resíduos de alimentos da boca.
  6. Evite fumar, já que o cigarro pode contribuir para a formação da placa bacteriana.

E lembre-se: algumas pessoas, seja pela anatomia dos dentes, seja pela salivação, têm mais predisposição à formação de tártaro, e a região mais afetada é a que fica perto da língua. Por isso, é importante ir ao dentista a cada seis meses ou, ao menos, todo ano.

Assim, ele já retira as placas em formação e não permite que o tártaro avance e se torne uma dor de cabeça.

 

O Cartão Beneficiar te ajuda a cuidar do seu sorriso!

E se seu empecilho para fazer visitas regulares ao dentista é o valor das consultas, você pode contar com o Cartão Beneficiar. Com ele, você tem descontos de até 50% em procedimentos odontológicos nas nossas clínicas parceiras e consegue manter seu sorriso em dia sem comprometer seu orçamento!

Além disso, você ainda tem diversas especialidades médicas a partir de R$ 32,00, exames com até 70% de desconto e milhares de outros benefícios. São mais de 200 parceiros espalhados pelo estado de São Paulo!

Basta clicar no banner abaixo e fazer sua adesão.

Banner com Ciro Bottini e o Cartão Beneficiar, em que ele aponta para o texto Faça a adesão agora e tenha acesso a esses e outros descontos!