4 - Capa_1

Cachorro e crianças: uma ótima combinação para a imunidade dos pequenos

Se você tem filhos pequenos, eles com certeza já pediram para ter um cachorro (gato, coelho ou outro animal de estimação). E você provavelmente achou uma loucura, já que são novos gastos e mais trabalho na rotina.

Realmente, não vamos mentir para você: um cachorro ou qualquer outro bichinho é uma grande responsabilidade e você, como adulto, é quem vai arcar com ela. Ainda assim, não desconsidere a ideia antes de ler este post!

Isso porque um cachorro, gato ou qualquer outro pet traz benefícios enormes para o seu filho, inclusive para a saúde dele.

Menina feliz com cachorro e gato
A convivência das crianças com animais de estimação é muito boa para os pequenos

Benefícios de ter um cachorro – ou gato, sapo, coelho…

Ter um cachorro ou qualquer outro animal de estimação dá bastante trabalho. Mesmo que a família escolha adotar, e não comprar (e essa é, mesmo, a melhor decisão), são novos gastos com ração, veterinário, medicamentos…

Além disso, a rotina em casa muda muito, já que o animalzinho dá trabalho. Mesmo pets de baixa manutenção, como gatos, não podem ser “esquecidos” pelos donos e precisam de cuidado e atenção.

Mas isso pode ser bom para as crianças, sabia? Continue lendo para entender por quê.

A criança desenvolve o senso de responsabilidade

Ajudar a cuidar do cachorro (ou do pet que a família escolher) desenvolve o senso de responsabilidade da criança. Naturalmente, se forem crianças muito pequenas, a maior parte dos cuidados deve ser feita por um adulto. 

Mesmo assim, a criança pode assumir algumas tarefas simples e isso, a longo prazo, é excelente para a rotina delas. Por exemplo: uma criança diabética, que precisa de insulina, consegue se lembrar sozinha da aplicação do medicamento se aprende a ser responsável desde muito nova.

A convivência com o cachorro reduz a ansiedade e o estresse dos pequenos

Já é comprovado que acariciar o animalzinho de estimação libera o “hormônio da felicidade”. Para as crianças, que ainda não estão preparadas para lidar com o estresse do dia a dia, é uma maneira muito boa de relaxar e acalmar!

Menina brincando com o cachorro
Crianças que brincam com cachorros e outros pets ficam menos ansiosas

Além disso, como o cachorro, gato, coelho ou o pet que a família escolher é um amigo que a criança enxerga como seu igual, a presença dele deixa a criança tranquila, o que, de quebra, fortalece a autoestima do seu filho.

Brincar com o pet estimula a prática de exercícios

A obesidade infantil é um problema cada vez mais sério em todo o mundo e ter um cachorro é uma excelente maneira de manter seu filho em movimento. E, neste caso, o cachorro é mesmo a melhor alternativa.

Apesar de muitos pets darem à criança a chance de gastar energia, como correr atrás do gato pela casa, por exemplo, é o cachorro que faz com que ela se exercite mais, ainda mais se sua casa é pequena.

Cachorros precisam gastar energia tanto quanto as crianças, de tal forma que levá-los para passear traz benefícios para os dois: seu filho e seu pet.

Ter um cachorro ou outro pet por perto aumenta a imunidade da criança

Uma casa sem bagunça ou sujeira parece o cenário perfeito para se viver, não é? Mas para as crianças não é o ideal. Pelo contrário: ter um cachorro, um gato ou outro pet por perto é que é o melhor para a saúde deles.

Estudos já comprovaram que ter um animalzinho em casa reduz as chances do seu filho desenvolver asma, tosse, entupimento do nariz e infecções no ouvido, bem como fortalece o sistema imunológico dos pequenos. Em outras palavras, ele cresce com menos chances de desenvolver doenças na fase adulta.

Pai com a criança doente no colo
Seu filho pode adoecer menos se conviver com animais de estimação

Avalie bem suas condições antes de adotar um cachorro

É claro que adotar um cachorro ou outro amigo para o seu filho é uma decisão séria, que precisa ser bem pensada. Por mais que faça muito bem para a saúde e o desenvolvimento da criança, toda a família precisa estar de acordo e ciente de que é um compromisso de anos.

O novo animal de estimação vai mudar a rotina da casa e exigir alguns ajustes no orçamento. Portanto, a escolha de qual bichinho adotar também deve levar isso em conta. O cachorro é mais popular, mas às vezes a rotina da família pede por algum novo amigo de manutenção mais simples.

Por fim, é sempre bom consultar um pediatra para ajudar a tomar essa decisão! O médico sabe dizer quais tipos de problema de saúde seu filho tem ou pode desenvolver e orientar a melhor escolha do novo amigo.

Pediatra examinando menina
Uma consulta com o pediatra pode te ajudar a decidir qual pet adotar

 

Leia também:

Imunidade baixa: 11 sinais para prestar atenção e se prevenir

Esportes: seus aliados para uma vida saudável

 

Com o Cartão Beneficiar, você agenda o pediatra sem esperar muito

Se pareceu outro gasto para ter um bichinho em casa, já te damos a boa notícia: com pouco mais de R$ 1,00 por dia, você faz sua adesão ao Cartão Beneficiar e consegue agendar um pediatra pagando pouco, sem esperar meses por uma consulta.

Assim, você sabe como está a saúde do seu filho e consegue se planejar ainda melhor se decidir que adotar um pet é, sim, o melhor para a saúde dele.

Clique no banner abaixo e saiba como fazer sua adesão.