Mulheres, vocês sabiam que é importante realizar consultas regularmente no ginecologista?
Ir a consultas no médico é de suma importância para evitar doenças ou continuar tratamentos que já estão sendo realizados.
E isso vale para mulheres de qualquer idade!
E, por isso, estou aqui hoje, te trazendo um conteúdo que vai te ajudar a entender a real importância de realizar essas consultas com frequência.
Então continue me acompanhando no texto abaixo.
IR AO GINECOLOGISTA PREVINE DOENÇAS
Doenças como câncer de mama, câncer de colo de útero, doenças sexualmente transmissíveis, corrimentos, dentre outros, são doenças que podem ser evitadas se consultando com um ginecologista regularmente.
E são exames precisos que toda mulher precisa fazer, ainda mais se tiverem uma vida sexual ativa ou estiverem em tratamentos já aplicados pelo médico.
A visita ao médico também serve para tirar dúvidas que cada mulher venha a ter sobre seu próprio corpo e é de extrema importância que, nesses casos a mulher confie no profissional ao invés de realizar pesquisas pela internet, que podem trazer prejuízo para a saúde feminina.
DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVO ME CONSULTAR?
O mais indicado para as visitas regulares ao ginecologista é de apenas 1x no ano, contudo, mulheres devem ir mais vezes se apresentarem problemas em sua rotina.
Para as mulheres que nunca se consultaram, uma dica: vá! O procedimento não leva muito tempo, o médico irá fazer perguntas sobre a sua saúde, hábitos e atividades, além de examinar sem dor as mamas, abdome e região genital.
Ou seja, não há motivos para preocupação ou medo, todo o exame é feito de forma objetiva e tranquila.
E QUAIS SÃO OS PROBLEMAS QUE DECORREM DA FALTA DE ROTINA EM UM GINECOLOGISTA?
Se você ainda tem dúvidas sobre o motivo de ser tão importante a consulta, eu te trago alguns problemas que decorrem da falta de exames.
1. Menstruação atrasada
A menstruação atrasada pode decorrer de vários fatores e, em algumas vezes, pode nem ser de gravidez.
Se o teste de farmácia deu negativo, é necessário ir a um ginecologista.
Às vezes esse problema de atraso ocorre porque a mulher desenvolve problemas no aparelho reprodutor, como endometriose ou ovários policísticos.
O mau funcionamento da tireoide também pode interferir.
No entanto, o ciclo também pode se alterar quando uma mulher começa ou deixa de tomar anticoncepcional, isso também acontece ao consumir a pílula do dia seguinte ou na troca de anticoncepcionais.
Um outro fator que desregula o ciclo da mulher são períodos de grande estresse.
2. Corrimento ou mau cheiro é motivo para ir ao ginecologista?
O corrimento é muito comum na vida de uma mulher, mas quando costumam ter cor amarelada, esverdeada ou até mesmo marrom com cheiros fortes, esses podem ser sinais de infecção.
E é hora de se consultar com um ginecologista!
Mesmo que você não apresente nenhum desses corrimentos e ele seja branco ou até mesmo transparente, é bom se consultar mesmo assim para tirar dúvidas que podem ocorrer sobre o assunto.
Contudo, nesses casos de corrimentos mais escuros, a causa das infecções pode estar ligada à vaginose, tricomoníase, gonorreia ou clamídia.
Além disso, a mulher pode ter sintomas como coceiras, ardências ao lavar e até mesmo dor ao urinar.
Quando consultado, o ginecologista irá pedir exames como Papanicolau ou Ecografia Ginecológica para analisar o útero com precisão e, então receitar o tratamento correto.
3. Dor durante a relação sexual
A dor durante as relações sexuais, também conhecidas como dispareunia, está relacionada com a falta de lubrificação feminina.
Mas pode significar também diminuição da libido que pode ser ocasionada pelo excesso de estresse, conflitos entre o casal e até mesmo o uso de medicamentos.
Contudo, a dispareunia também pode ser causada por infecções vaginais ou vaginismo.
Esse problema deve receber a atenção de um médico ginecologista, ainda mais se ocorrer em fases como pós-parto ou na menopausa, onde é bem comum ocorrer o ressecamento da vagina.
Dependendo da causa do problema, o médico pode receitar tratamentos com antibióticos.
4. Devo ir ao Ginecologista se sentir dor ao urinar?
Como dito antes, a dor ao urinar pode ocorrer a partir dos corrimentos, porém ela também pode significar infecção urinária.
Então, se você tiver sintomas como dor no abdome, uma frequência maior em urinar e a urina turva, procure um ginecologista o mais rápido possível.
O tratamento para esse tipo de infecção é sempre feito com antibióticos indicados pelo médico.
QUANDO SE CONSULTAR PELA PRIMEIRA VEZ?
A primeira ida ao ginecologista deve acontecer logo após a primeira menstruação, que geralmente ocorre em uma idade entre 9 e 15 anos.
Não há motivo para se ter medo, dificilmente o médico irá examinar a paciente na primeira consulta, isso só acontecerá em casos de problemas de saúde.
Ele fará, na verdade, perguntas sobre seus hábitos, se está sentindo dores, como se sente no período do ciclo, além de esclarecer dúvidas que a paciente venha a ter, o que é ainda mais importante.
E agora que você sabe de tudo isso, que tal marcar aquela consultinha ao ginecologista? Seu corpo precisa da sua atenção e do seu cuidado, então não adie algo que pode evitar problemas.
Deixe um comentário se este artigo ajudou a esclarecer dúvidas, e caso ainda as tenha, é só me perguntar!