Periodontia: Quais são as causas e formas de tratamento

As doenças periodontais são problemas que podem ser classificados como desde casos mais leves até casos mais graves que afetam diretamente a saúde bucal através das gengivas e dos dentes. 

Podem ser ocasionadas de várias formas, mas possuem formas de tratamento que podem ajudar.

Se você tem dúvidas sobre as doenças periodontais, a hora é agora, pois abaixo falaremos sobre as principais causas, sintomas, formas de tratamento indicadas por profissionais dentistas, dentre outros.

Principais doenças periodontais

mulher-fazendo-tratamento-com-o-dentista-para-se-prevenir-de-doenças-periodontais

Para que você entenda realmente como funciona, vou explicar: a gengiva em nossa boca serve como uma proteção para os dentes, assim como os ossos funcionam como suporte para os dentes.

As doenças periodontais surgem através da placa bacteriana, que surge através da má higienização dos dentes e da boca.

Essa placa bacteriana inflama a gengiva e isso pode evoluir para a destruição da gengiva, afetando diretamente os dentes.

Pacientes que fumam também precisam tomar muito cuidado, pois perdem o osso em um ritmo mais acelerado do que um não fumante.

Por isso você deve estar atento aos sinais, uma gengiva que, por exemplo, sangra ou dói ao escovar os dentes, não é uma gengiva saudável e é preciso tratamento para que não evolua.

Sem falar que, as doenças periodontais podem levar a perda dos dentes.

Gengivite


A gengivite é considerada como a forma inicial das doenças periodontais. 

Ela inicia exatamente quando as placas bacterianas não são devidamente removidas durante a escovação.

Contudo, a partir do acúmulo dessas placas, a gengiva começa a inflamar e podem surgir alguns bolsões, que nada mais são do que espaços entre os dentes e a gengiva.

Ao chegar nesse estágio, é de grande importância começar logo o tratamento, ou podem evoluir para problemas mais graves como a periodontite.

Periodontite

A periodontite é o segundo estágio das doenças periodontais.

Ou seja, trata-se de uma infecção que atinge a gengiva, os ligamentos e os ossos que sustentam os dentes.

Lembra que eu falei dos bolsões entre a gengiva e os dentes?

Então, nesse estágio é quando a placa bacteriana começa a acumular nesses bolsões.

Se não tratada, pode levar à perda dos dentes.

Periodontite Avançada

Essa é a última fase das doenças periodontais, sendo assim, caracterizada pela destruição e perda total dos ossos e das fibras que são responsáveis por sustentar os dentes.

Como resultado, os dentes podem acabar amolecendo, o que atrapalha na mastigação de alimentos.

Esse tipo de periodontite é o mais agressivo, pois pode levar a perda dentária.

É uma infecção grave que faz com que a gengiva acabe se deteriorando.

Principais sintomas das doenças periodontais

Inchaço nas gengivas, sangramento ao escovar ou passar o fio dental, vermelhidão, dor e até mesmo mau hálito são alguns sintomas de doenças periodontais.

No entanto, outra característica que você deve analisar é se os seus dentes estão mais aparentes.

Isso pode acontecer por causa da retração da gengiva, ou seja, quando ela encolhe.

Caso tenha algum desses sintomas, você também pode reparar se começou a aparecer um gosto ruim na sua boca com certa constância. Esse também é um indicativo de doenças periodontais.

Em outras palavras, se tiver algum desses sintomas você deve procurar por um profissional dentista o quanto antes para fazer o tratamento.

Formas de tratamento para doenças periodontais

mulher-passando-fio-dental-para-se-prevenir-de-doenças-periodontais

Independente de qual é o estágio da inflamação, você tem que ter em mente que apenas o dentista tem a capacidade de determinar o tratamento correto para cada fase das doenças periodontais.

Mas você pode começar por uma higienização bucal mais correta, utilizando escova com cerdas macias, fio dental e enxaguante bucal.

É claro que, você precisa ter uma rotina de higienização.

Mas em casos em que a placa bacteriana, ao endurecer, se transforma em tártaro, é necessário realizar uma limpeza no consultório do dentista.

E quanto aos casos mais graves, outros procedimentos mais complexos podem ser necessários, como realizar cirurgias para diminuir os bolsões ou, no caso da perda da gengiva, inserir enxerto.

Até 50% de desconto em procedimentos e tratamentos periodontais através do Cartão Beneficiar

E agora que você entende que é importante cuidar da sua saúde bucal e que ela começa com uma higienização mais correta para a prevenção de doenças periodontais, que tal realizar uma avaliação gratuita com o dentista e ainda ter acesso a até 50% de desconto em procedimentos e tratamentos dentários?

Através do Cartão Beneficiar isso é possível e você ainda pode ter acesso a consultas com especialistas a partir de R$32,00, até 70% de desconto em exames laboratoriais e de imagem e muito mais.

Cuide da sua saúde, ela é o seu bem mais precioso.

Quer saber como obter todos os benefícios? Clique aqui e saiba como!