Mulher idosa, de cabelos brancos e curtos, olhando o celular com o braço esticado, um hábito comum de quem está com a vista cansada.

Vista cansada? Entenda o que está por trás do problema

Você já notou como é comum que as pessoas comecem a reclamar da vista cansada, com o passar do tempo? Pode ser que até mesmo você já esteja reparando que não enxerga mais como antes e tenha essa mesma queixa.

Então, continue a leitura!

Neste post, vamos explicar para você por que a “vista cansada” acontece, quais são suas principais causas e sintomas.

O que é vista cansada?

Vista ou visão cansada é o nome popular para uma condição dos olhos chamada presbiopia. Ela se trata principalmente da dificuldade de focar objetos a pouca distância, ou seja, próximos dos olhos.

E por que isso acontece?

Nosso olho é formado por várias estruturas. No caso da presbiopia, há um enfraquecimento do corpo ciliar, o músculo que acomoda o cristalino do olho. O cristalino, por sua vez, é como se fosse uma lente que garante a nitidez da nossa visão. Com o músculo mais fraco, o cristalino não consegue se adaptar tão facilmente e, como consequência, focar objetos fica mais difícil.

É por isso que um dos sinais mais característicos da vista cansada é a necessidade de afastar os objetos dos olhos para conseguir enxergá-los direito. Como os olhos começam a ter dificuldade para fazer essa acomodação sozinhos, a pessoa precisa dar uma “forcinha”.

Mulher idosa, de cabelos brancos e curtos, olhando o celular com o braço esticado, um hábito comum de quem está com a vista cansada

Vista cansada: quais são os sintomas?

A primeira evidência da presbiopia é a dificuldade de enxergar de perto, principalmente de leitura. Então, se você observar que está precisando afastar objetos do seu campo de visão para conseguir focar, já é um grande indicativo do problema.

Outros sintomas para ficar de olho são:

  • Dores de cabeça
  • Ardor nos olhos
  • Sensação de peso nas pálpebras
  • Olhos lacrimejando ou com vermelhidão

Aliás, vale a pena a observação: nem sempre a dificuldade para enxergar de perto é sinal de vista cansada. A hipermetropia, outra condição dos olhos, também é caracterizada dessa mesma forma! A diferença é que, nesse caso, o problema é genético e pode ser diagnosticado logo na infância ou na adolescência. A presbiopia, por sua vez, é mais comum em pessoas mais velhas.

Causas da vista cansada

E qual é o motivo dessa perda da acuidade visual? Bom, as causas podem ser diversas. Normalmente associamos isso à idade, mas nem sempre é o principal motivo.

Confira abaixo algumas razões que levam à presbiopia

Idade

A primeira delas é exatamente… a idade. Afinal, nosso corpo inteiro envelhece e não é diferente com os olhos.

Você com certeza já percebeu, nos outros ou em você mesma, como a pele vai perdendo a elasticidade com o tempo. Aí surgem as rugas, alguma flacidez… por dentro, seu corpo também passa por mudanças com o envelhecimento, e a maior delas é a perda de tônus muscular. Por isso idosos que não praticam exercícios de força são mais propensos a sofrerem acidentes domésticos, por exemplo.

Da mesma forma, os olhos sofrem um pouco as consequências da idade. Por volta dos 40 anos, o músculo ciliar começa a perder a elasticidade e até os 65 anos, aproximadamente, a visão vai se adaptando a essa mudança. Então, praticamente todo mundo vai perceber a vista cansada nessa fase.

Médico branco, usando jaleco e camisa azul, segura um óculos de armação preta.

Mas pode ser que você seja mais jovem e já perceba alguns sintomas… e aí?

Doenças e condições específicas de saúde

Pessoas mais jovens podem ter a vista cansada por causa de alguns quadros específicos de saúde, ainda mais se não forem tratados ou forem descompensados. Algumas delas são:

  • Anemia
  • Esclerose múltipla
  • Doenças cardiovasculares
  • Diabetes

Então, não dá para se apegar à ideia de que é uma condição que só atinge pessoas mais velhas!

Uso de medicamentos

Além de doenças, alguns medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos (ou seja, aqueles usados para reações alérgicas) e diuréticos também entram na lista dos fatores de risco.

Então, se você está sentindo a vista cansada e toma algum desses remédios, converse com o seu médico.

Uso de computador

Ao contrário do que se pensa, o uso excessivo das telas não causa exatamente a presbiopia. Entretanto, isso não quer dizer que ficar muito tempo lendo no computador não causa nenhum mal à vista.

Mulher negra, de cabelos encaracolados e blusa branca, de lado com os cotovelos apoiados na mesa e as mãos nos olhos devido à vista cansada. Ela está em frente a um notebook.

Quem trabalha no computador ou fica muitas horas vendo televisão, em celular e outros tipos de tela também força demais a visão. Em outras palavras, você também pode observar dificuldade para enxergar e a sensação de vista cansada. 

Mas esse não é um problema restrito a quem usa muito computador: atividades que exigem muito dos olhos também causam o mesmo tipo de problema. É o caso, por exemplo, de quem precisa dirigir à noite por muitas horas. Como as telas, hoje, estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas e de forma bem intensa, elas foram associadas equivocadamente aos problemas de vista.

Se os sintomas forem identificados logo no começo, é possível reverter a situação com colírio. Por outro lado, se forem ignorados pode ser que você precise de outras correções.

Para evitar forçar muito a vista nas telas, atente para alguns cuidados:

  • Faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de uso de telas. Assim, você descansa a vista.
  • Atente para a altura da tela. O ideal é que ela fique na linha dos olhos ou um pouco abaixo, mas nunca acima.
  • Evite usar telas em ambiente pouco iluminado.
  • Se você já usa óculos e se isso for possível, opte por lentes com filtro de luz azul.

Tem como evitar a vista cansada?

A resposta mais objetiva para essa pergunta é: não.

Infelizmente, quase todo mundo vai chegar em um momento da vida em que a musculatura dos olhos vai enfraquecer. Como já te explicamos ao longo deste post, essa é uma condição normal do envelhecimento. Por isso, fugir do problema de forma definitiva é muito difícil.

A boa notícia é que você pode tomar alguns cuidados que vão retardar o processo. E nós já citamos alguns deles neste post: sim, aqueles com o uso de telas. Portanto, se você ainda é jovem e trabalha muito com computador, ou se você precisa dirigir à noite, já coloque em prática o que for possível e garanta o bom desempenho dos seus olhos por mais tempo!

Outro cuidado que você pode tomar é evitar a leitura em ambientes com pouca luminosidade, pois isso força os olhos. Também fuja de letras muito pequenas em livros, jornais e até na própria tela do celular. Isso só força a musculatura do olho e o desgasta mais rápido. 

Tratamentos da presbiopia

Você leu até aqui e já pode imaginar qual é o tratamento mais popular para vista cansada. Se pensou no uso de óculos, acertou!

Lembra que lá no começo deste artigo nós falamos do cristalino? Ele é uma espécie de lente que forma a imagem nos seus olhos. O uso de óculos ou lente de contato é justamente para “fazer a função” do cristalino quando o desempenho dele já está comprometido. Dessa forma, o olho “descansa” e não fica forçando para formar imagens com nitidez.

Outra correção é a cirúrgica, mas as mais populares não duram para sempre. Ou seja: é muito provável que a presbiopia volte e você precise refazer o procedimento cirúrgico depois de algum tempo.

O ideal é conversar com um oftalmologista, que é quem pode indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Inclusive, aliás, o que mais cabe no seu orçamento e na sua rotina.

Médica oftalmologista branca, usando uma camisa azul, aponta para a frente. Ao lado, o paciente, homem negro usando uma camisa cinza, está fazendo exame de vista.

Oftalmologista mais barato é com o Cartão Beneficiar

A vista cansada é uma condição inevitável ao longo dos anos, mas forçar os olhos para enxergar não precisa ser sua realidade.

De fato, sua opção pode ser agendar um oftalmologista usando o Cartão Beneficiar. Os valores cabem no seu bolso e você não precisa esperar a visão ficar ainda pior para conseguir uma consulta.

Só sucesso, né? Então, clique no banner abaixo e saiba como fazer sua adesão!

 

Milene Pavorô está sorrindo, apontando para o Cartão Beneficiar. Está escrito "Clique aqui e faça sua adesão" em branco, num fundo laranja.