Se você chegou até aqui, já deve ter bebido demais, acordou com aquela dor de cabeça, boca seca, enjoo… e agora quer saber como curar a ressaca. Acertei?
A boa notícia é que tenho algumas dicas para amenizar esses sintomas que você está sentindo agora. Já a má notícia é que não tem jeito de se livrar de tudo isso de um jeito milagroso e rápido.
Mas eu vou te ajudar mesmo assim! Continue lendo e veja como curar ressaca.
Como curar ressaca: dicas para aliviar os sintomas
1. Beba bastante água
Parece clichê, mas é uma boa maneira de curar a ressaca, pois o álcool causa a desidratação. Você já deve ter notado que vai muitas vezes ao banheiro quando bebe. Esse é um efeito do álcool e, se você esquece de beber água durante a bebedeira, fica pior ainda. Afinal, você está perdendo mais água do que está ingerindo e seu corpo está “usando” a própria água para te manter vivo! É por isso, aliás, que você sente dores de cabeça quando bebe demais, sabia?
Então, beber muita água no dia seguinte repõe todo o líquido perdido e permite que seu organismo funcione melhor!
2. Tome bebidas isotônicas e sucos de frutas
Você já ouviu falar que o açúcar melhora a bebedeira? Isso é verdade, afinal, o açúcar ajuda o organismo a metabolizar mais rápido o álcool. Portanto, se você conseguir comer açúcar enquanto bebe, vai sofrer menos depois.
Mas se você já passou da conta e precisa saber como curar a ressaca, o açúcar ainda é seu aliado! Como o estômago já está sensível, o ideal é consumir a frutose, o açúcar das frutas. Fazendo um suco, você ainda consegue se hidratar e repor alguns nutrientes que pode perder na bebedeira, especialmente se vomitou muito.
Já os isotônicos são ótimos para repor também os sais minerais, outra coisa que você perde se beber bastante. A água de coco é um isotônico natural muito bom e a melhor opção para isso, mas você também pode tomar outros, como o Gatorade®, que funcionam bem.
3. Descanse
O corpo faz muito esforço para metabolizar o álcool. Aliás, dependendo da quantidade que você bebe, ele entende como um envenenamento, sabia?
Por isso, procure descansar no dia seguinte. Não faça muito esforço e deixe o corpo trabalhar. E não beba novamente em hipótese alguma! Você só vai sobrecarregar ainda mais o seu fígado.
4. Alimente-se bem, com comidas leves e carboidratos
Por mais que você se sinta enjoado, com o estômago sensível ou embrulhado, não fique sem comer. Dê preferência a alimentos leves e aos carboidratos. Frutas, por exemplo, são excelentes opções para repor os nutrientes que seu corpo perdeu.
Aliás, a banana é a melhor delas, pois, além de ser fonte de frutose e carboidratos, é rica em potássio. Isso vai te ajudar bastante com os sintomas.
Por outro lado, evite alimentos muito gordurosos. Frituras, carnes muito gordas ou doces muito pesados vão exigir mais trabalho do seu fígado, além de agredirem ainda mais seu estômago!
5. Evite a automedicação para curar a ressaca!
A ressaca causa dor de cabeça, dor de estômago, náusea, secura na boca… é natural que você pense em tomar algum medicamento para aliviar tudo isso. Mas, se possível, evite.
Medicações, como o álcool, são metabolizadas pelo fígado e ele já está bem ocupado eliminando o álcool do seu corpo. Se você exagerar nos medicamentos, não vai se sentir melhor. Pelo contrário, pode aumentar o mal estar.
Leia também: Você conhece os riscos da automedicação?
Melhor do que saber como curar a ressaca é prevenir
Já ouviu falar que prevenir é melhor do que remediar? No caso da ressaca, é verdade. Ainda mais porque não existe um remédio que vá “curar” o quadro e o jeito é esperar o tempo agir.
Confira as dicas do Dr. Drauzio Varella, que explica como o álcool age no organismo para que você entenda como se prevenir:
Por isso, anote algumas dicas para que seu próximo brinde não tenha consequências tão ruins:
- Hidrate-se muito bem antes, durante e depois de beber álcool.
- Não beba de estômago vazio e procure petiscar enquanto bebe.
- Coma açúcar, principalmente de frutas.
- Tente não misturar bebidas. Quando você mistura, acaba bebendo em maior quantidade.
- Dê preferência a bebidas de boa qualidade.
- Beba com moderação!
Esse último item é o mais importante, hein? Por mais que se fale muito em beber água, se alimentar e tomar outros cuidados, a moderação é a chave de tudo! A ressaca acontece porque seu corpo precisa se livrar das toxinas do álcool. Dessa forma, se você exagerar, não adianta ter tomado todos os cuidados preventivos. Afinal, o álcool já está no corpo e precisa sair de alguma forma, entende?
Conte com o Cartão Beneficiar e seja mais saudável em 2023
Que tal começar o próximo ano tirando do papel a meta de ser mais saudável? Se é isso o que você deseja, seja para manter em dia seus exames, seja para perder peso ou começar uma academia, conte com o Cartão Beneficiar nessa jornada!
Nossos associados têm diversos descontos em saúde e milhares de outros benefícios. Para saber como ter acesso a tudo isso, é só clicar no banner e fazer sua adesão.