4-Capa

Gripe H3N2: a epidemia e o caos na Saúde Pública

O que é H3N2, sintomas, transmissão e tratamento

 

A gripe H3N2 é causada por um dos subtipos do vírus Influenza A, principal responsável pela gripe comum.

Aliás, o vírus H3N2 provoca os típicos sintomas de gripe, entre eles dor de cabeça, febre, congestão nasal, ou seja, é importante que a pessoa faça repouso e consuma bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo.

Além disso, pode ser recomendado o uso de medicação para febre e dor.

 

Principais sintomas

 

mulher-de-máscara-se-sentindo-mal-de-gripe

Conforme já citado, os sintomas da gripe H3N2 são os mesmos da infecção pelo vírus H1N1:

  • Febre alta, acima dos 38ºC;
  • Dor no corpo, na garganta, na cabeça;
  • Espirros;
  • Tosse,
  • Coriza;
  • Calafrios;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia, que é mais frequente em crianças;
  • Moleza.

Contudo, o vírus H3N2 é identificado com mais frequência em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram bebê há pouco tempo.

A gripe ataca, ainda, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadoras de doenças crônicas. Faça o teste online para saber se pode estar com H3N2.

 

Como acontece a transmissão

 

A transmissão do vírus H3N2 é fácil e acontece por meio de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa gripada tosse, ou espirra.

Igualmente, pode acontecer pelo contato direto com pessoas infectadas.

 

Os vírus H2N3 e H3N2 são iguais?

 

Apesar de ambos serem subtipos do vírus Influenza A, os vírus H2N3 e H3N2 são diferentes principalmente no que se refere à população acometida.

O vírus H3N2 está restrito às pessoas, ao passo que o H2N3 restringe-se aos animais.

Em resumo: não há relatos de casos de infecção por esse vírus em humanos.

 

Qual a diferença entre a gripe H3N2 e COVID-19?

 

São duas doenças respiratórias causadas por diferentes vírus: o H3N2 no caso da gripe e o SARS-CoV-2, da COVID-19. Não apenas isso, como também os sintomas e a intensidade se diferem.

Sintomas da H3N2 – costumam ser os mesmos da gripe sazonal – febre súbita, tosse (geralmente seca), dores musculares e articulações, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta e coriza, porém com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos.

Sintomas da Covid-19 – Inicialmente, a Organização Mundial da Saúde divulgava os principais sintomas como sendo a febre, cansaço, tosse seca, perda do paladar ou do olfato.

Após o surgimento das variantes, os sintomas clássicos sofreram mudanças: aparecimento de coriza, espirros e dores pelo corpo.

 

O atendimento à H3N2 no sistema público de saúde

 

Em 1988, foi implantado no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de promover uma grande virada no cenário da saúde pública do País. 

Só para explicar, a constituição federal daquele ano trazia em seu texto (Artigos 196-200) a saúde como um direito de todos e dever do estado, através de medidas sociais e econômicas. 

Foram criados, assim, os conceitos de universalidade, igualdade, integralidade, participação social, entre outros, ou seja, deveria ser assim sempre com ou sem a epidemia da gripe H3N2.

Entretanto, ficam alguns questionamentos a respeito da prática de tais conceitos, como por exemplo:

O SUS consegue atender a sua demanda em condições normais de operação? (estamos em meio à pandemia da COVID-19 e epidemia da gripe H3N2), qual a qualidade do atendimento que é ofertado? 

 

Colapso da saúde pública brasileira

 

Certamente, quem já buscou ser atendido pelo sistema conhece a sobrecarga sofrida pelo SUS. Imagina agora durante a epidemia do H3N2? 

Além disso, um dos motivos que leva o sistema público de saúde a atender tanta gente é que a grande maioria da população não utiliza os tradicionais planos de saúde existentes.

Afinal, não tem condições socioeconômicas para isso. 

Apesar desta sobrecarga, você tem a opção de não passar por isso e de forma mais barata, caso precise de um atendimento rápido: basta fazer a adesão ao Cartão Beneficiar, que contempla também a sua família.

 

Aumentar a imunidade é a principal arma contra a gripe H3N2

 

máscara-álcool-gel-e-tubo-de-sabonete-em-fundo-laranja

Outra medida importante frente aos desafios que “agridem” ainda mais o SUS, pela gripe H3N2 e a Covid-19, é agir com cautela para evitar a necessidade de idas aos hospitais, seja por uma destas infecções, seja por causas distintas. 

Assim sendo, dentro dessa nova rotina de cuidados, não podemos esquecer do nosso corpo e daquilo que nos ajuda a combater a gripe H3N2: o sistema imunológico.

Uma boa imunidade é a principal defesa do organismo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até parasitas. Em outras palavras, o sistema imunológico é um conjunto de células e órgãos que atuam na proteção do nosso organismo contra H3N2. 

Então, quando um microorganismo como a gripe invade o nosso corpo e nos deixa doentes, esse sistema entra em ação para combatê-lo e nos curar o quanto antes.

 

Cartão Beneficiar te atende com rapidez e segurança

 

Em razão de tudo isso, se você ainda não tem o seu Cartão Beneficiar, faça agora mesmo a adesão por pouco mais de R$ 1,00 por dia.

Ganhe 6 meses de consultas grátis, agende o seu horário com clínico geral sem longas filas de espera, para tratar da sua imunidade e combater a gripe H3N2, faça exames com até 70% de desconto e a mais alta tecnologia e qualidade.

Todos os benefícios valem não apenas para você, como também para a sua família. 

O babilônico Hullel já dizia: se não eu, quem? Se não agora, quando? Garra e esperança, porque ninguém se salva sozinho da H3N2 ou do Covid-19. 

Faça sua adesão agora clicando aqui!