Exercício físico e qualidade de vida
Esportes são essenciais para a qualidade de vida, mas isso você já sabe. Mesmo assim, ainda não decidiu abandonar o sedentarismo e aproveitar todos os benefícios que uma vida ativa traz?
Agora, você vai descobrir as vantagens da prática de esportes. Depois disso, com certeza vai acrescentar o movimento de uma vez por todas em sua rotina.
Benefícios de incluir esportes na sua rotina
Você acredita que a prática de esportes serve apenas para emagrecer? Realmente é! Porém o exercício não é bom só para seu corpo. Ele também é bom para sua mente e até mesmo sua vida social!
É claro que o corpo também ganha muito. De fato, os ganhos são inúmeros e vão muito além de emagrecimento.
Benefícios físicos
Mais do que controle de peso, esportes em geral trazem outros ganhos para a sua saúde física. Um deles é o controle de doenças, principalmente as cardiovasculares. Isso porque a prática de exercícios melhora a circulação do sangue e ainda ajuda a reduzir o “colesterol ruim”. Além disso, a atividade física ajuda a equilibrar a glicose. Portanto, sua prática também é boa para o controle da diabetes.
Assim também é para a insônia. Praticar esportes regularmente traz mais ânimo e vitalidade. Isso significa que exercícios ajudam a relaxar. Dessa forma, as noites de sono são mais bem aproveitadas, o que é muito bom para o corpo de maneira geral.
Por fim, atividades físicas aumentam sua imunidade e a saúde dos ossos. Ou seja, a longo prazo, são menos visitas ao médico.
Seu emocional também ganha
Praticar esportes é bom para sua saúde mental e emocional. Como libera endorfina, o hormônio do prazer, os exercícios ajudam a diminuir o estresse e dão uma sensação de bem-estar.
Portanto, atividade física faz bem até mesmo para tratar doenças como depressão e ansiedade. Mas é claro que, nesse caso, ela deve ser associada às orientações do seu médico – como terapia ou medicação.
Esportes melhoram a vida social
Mais do que tudo isso, praticar um esporte pode melhorar muito a sua autoestima. Em outras palavras, você se sente mais confiante, principalmente depois que começa a enxergar resultados. Com mais confiança, surgem também os benefícios para a vida social do novo atleta.
Mas não é só por isso que escolher uma atividade física melhora a vida social. Alguns esportes são praticados em grupos. Essa é uma ótima maneira de fazer amizades, aprender sobre respeito e limites e interagir em um ambiente diferente. Também é possível marcar treinos com grupos de pessoas. Um exemplo disso são os grupos de corrida de rua, de patinadores e até de skatistas que se encontram para as atividades.
Praticar esportes também traz riscos
Por mais que uma vida ativa tenha muitos benefícios, a prática de esportes também traz riscos. Um deles é o de dores e lesões. Elas podem acontecer por diversos fatores, por exemplo, a execução errada dos movimentos, não respeitar os limites do corpo ou até mesmo o uso inadequado dos equipamentos necessários.
A falta de alongamento antes ou depois dos treinos também pode causar dores e lesões.
Toda modalidade exige equipamentos. Eles podem ser um simples tênis para caminhadas até luvas e bandagens para praticar algumas lutas.
E também se pode dizer que o exercício físico vicia. Isso leva algumas pessoas a passar dos seus limites. Nesse caso, os esportes podem trazer problemas. Um deles é o que os especialistas chamam de overtraining, o que causa cansaço e até mesmo lesões.
Por isso, o ideal é sempre consultar um médico antes de começar a treinar.
Como escolher a melhor modalidade?
Agora que você já conhece os benefícios e os riscos da prática de exercícios, pode se perguntar como escolher a melhor modalidade para começar. Para isso, alguns fatores precisam ser levados em conta:
-
Dinheiro
Sim, você precisa saber quanto pode gastar. Alguns esportes são mais caros que outros, seja por precisarem de equipamentos de alto custo, seja por causa do preço da mensalidade. Se esse for o caso, não desista! Procure na sua cidade por iniciativas municipais ou comunitárias. Vários grupos oferecem aulas até mesmo gratuitas de artes marciais, dança, esportes em grupo…
Se alguns esportes são caros, por outro lado, você sempre pode fazer caminhadas e corrida de graça. Só tenha cuidado para evitar lesões.
-
Interesse
Não adianta nada procurar pelo esporte “da moda” ou aquele que promete mais resultados se você não gostar. Procure algo com o que se sinta confortável e que tenha prazer em praticar. Assim, tornar isso um hábito fica muito mais fácil.
-
Objetivos
Por último, saiba quais são seus objetivos, mas não se esqueça dos seus gostos e quanto você pode pagar. E fique atento: isso não quer dizer que deve escolher apenas com os objetivos em foco. Em outras palavras, se você quer perder peso, ioga não é a melhor escolha. Por outro lado, se já tem alguma lesão, talvez crossfit não seja para você.
Para concluir, praticar esportes é uma boa maneira de ganhar saúde e qualidade de vida. Para isso, o ideal é sempre procurar acompanhamento médico, nutricional e de um educador físico, assim o exercício é feito com segurança e você só colhe os benefícios dele.
Se você gostou deste post, compartilhe com quem mais pode se interessar pelo assunto.
Também podem te interessar: