Existem diversas especialidades médicas na área da saúde e todas elas atuam de formas muito importantes na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças. Uma delas é o médico urologista! A especialidade tem bastante visibilidade durante o mês de novembro, devido ao Novembro Azul e às campanhas de prevenção do câncer de próstata. Mas o urologista faz muito mais do que cuidar da saúde reprodutiva dos homens.
Quer saber o quê? Continue a leitura deste post e descubra!
Urologista: o que faz?
Mais do que cuidar apenas do sistema reprodutor masculino, o médico urologista desempenha um papel fundamental na área da saúde: ele também é especialista no cuidado de todo o nosso trato urinário. Ou seja: seu trabalho vai muito além do estereótipo associado ao Novembro Azul e ao câncer de próstata.
De forma simplificada, o urologista é o profissional que se concentra em prevenir, diagnosticar e tratar uma variedade de questões relacionadas aos órgãos urinários e reprodutivos. Isso quer dizer que tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar dos serviços desse especialista, que lida com problemas nos rins, bexiga e outros órgãos extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.
E, é claro, o urologista tem um papel fundamental na detecção precoce do câncer de próstata. Ao realizar exames e avaliações regulares, ele consegue identificar problemas de saúde em estágios iniciais, quando as chances de tratamentos bem sucedidos são maiores.
Quem deve consultar o médico urologista?
Como você pode perceber, não são apenas homens que podem – e devem! – consultar o médico urologista. Agora que você sabe o que faz essa especialidade médica, já sabe também que qualquer pessoa pode precisar passar por ela em algum momento da vida.
Tanto é que existem diversas especializações dentro da urologia, inclusive médicos que cuidam apenas de problemas relacionados ao trato urinário de mulheres (o que é diferente do que faz o ginecologista), de crianças e até mesmo de condições urinárias relacionadas com o sistema neurológico.
Quando procurar um urologista?
Durante o mês de novembro, você ouviu bastante que homens com mais de 50 anos devem procurar um urologista e fazer os exames para prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de próstata. Isso já deve estar bem claro!
Leia também: Câncer de próstata: ir ao médico precisa se tornar um hábito
Além dessa situação, existem outros sinais e sintomas que levantam o alerta e indicam que é hora de marcar uma consulta com o médico:
- Dor ou ardência ao urinar;
- frequência urinária anormal;
- alterações na cor ou odor da urina;
- dificuldade em iniciar ou parar o fluxo urinário;
- dor na região abdominal ou pélvica;
- inchaço ou desconforto nos órgãos genitais;
- incontinência urinária;
- redução na libido ou disfunção erétil;
- presença de caroços ou massas na área genital;
- alterações na micção relacionadas à idade.
A presença de um desses sintomas ou até mais de um deles, combinado com outros, já é suficiente para que você procure um médico. Afinal, o urologista cuida também das doenças renais, que podem causar sérios problemas se não forem tratadas adequadamente.
Cuide-se com o Cartão Beneficiar
Talvez esteja complicado conseguir urologista no posto perto da sua casa e as consultas particulares estejam muito caras… mas agora você não tem mais desculpas para não cuidar da sua saúde.
O Cartão Beneficiar oferece consultas médicas com valores especiais em todas as clínicas parceiras e você ainda conta com até 70% de desconto em exames. Cuidar do seu bem mais precioso – a sua saúde – custa muito pouco!
Quer saber mais? É só clicar no banner abaixo e fazer sua adesão online!