Mulher tentando fechar uma calça jeans com a barriga inchada, consequência da retenção de líquido

Como eliminar a retenção de líquido: dicas para diminuir o inchaço

Você já deve ter acordado com aquele inchaço indesejado nas pernas, mãos ou até mesmo no rosto. Isso pode ser um sinal de retenção de líquido, também conhecido como edema. 

Além de mexer com a aparência, o inchaço também causa desconforto. Por isso, é importante saber como lidar com ele e manter o corpo saudável e em equilíbrio. Mas é importante ficar alerta: às vezes, isso está por trás de problemas mais graves. 

Neste post, vamos compartilhar algumas dicas simples e eficazes para combater esse problema. Então, pegue seu copo d’água e vamos lá!

Mulher de pele negra, cabelos cacheados e usando um moletom cinza bebendo água em uma garrafa.

Principais causas da retenção de líquido

De maneira bem simplificada, a principal causa do inchaço é uma descompensação entre a água e os componentes sólidos do sangue. Em outras palavras, ocorre um desequilíbrio nos mecanismos que mantêm o equilíbrio de água no corpo.

Por sua vez, as causas desse desequilíbrio são várias. Entre elas, podemos citar:

  1. O consumo excessivo de sal
  2. Beber pouca água
  3. Problemas de saúde, como diabetes, insuficiência renal e problemas cardíacos
  4. Desequilíbrio hormonal
  5. Intolerância alimentar
  6. Deficiência de proteína
  7. Reações alérgicas
  8. Gravidez
  9. Uso de algumas classes de medicamentos
  10. Obesidade

 

Ou seja: se você percebeu que está ficando inchada com muita frequência e já descartou algumas causas mais óbvias, como gravidez, uso de medicamentos e reações alérgicas, é hora de procurar um médico. Assim, você consegue identificar corretamente o que está provocando o inchaço e tratar algum eventual problema de saúde.

Além dessas causas, outro motivo bem comum para o inchaço é passar muito tempo na mesma posição. É bem comum, por exemplo, notar as pernas e os pés inchados depois de um longo dia de trabalho. Seja trabalhando sentada, seja em pé, isso acontece devido às longas horas parada, sem muita movimentação. Mas atenção: se você notar que o inchaço é excessivo, também é hora de procurar um médico.

 

Dicas para diminuir o inchaço

Se você já descartou problemas mais sérios de saúde e mesmo assim ainda sofre com o inchaço, confira algumas dicas para amenizar o desconforto:

 

Beba bastante água

Ao contrário do que se imagina, se você está sofrendo com retenção de líquido, deve beber MAIS água! E sabe por quê?

Se seu corpo percebe que está desidratado, ele vai armazenar ainda mais líquidos. Aliás, se você costuma beber, já deve ter notado que fica inchada depois de consumir álcool. Um dos motivos é exatamente esse: o álcool causa desidratação e, para tentar compensar, o corpo armazena mais água.

Então, se você quer diminuir a sensação de inchaço, beba no mínimo dois litros de água por dia.

 

Alimente-se bem

Sim, a alimentação também interfere bastante na retenção de líquidos. Em alguns casos, isso acontece pelo excesso de sódio, que é um anti-diurético. Outros alimentos, como os ultraprocessados, dificultam o bom funcionamento do intestino e também causam o inchaço.

Portanto, uma boa alimentação é sua maior aliada se você quer eliminar esse desconforto da sua vida. Diminua o consumo de sal, de carboidratos e açúcares e acrescente mais fibras na sua dieta. Com o intestino funcionando melhor, o inchaço não tem vez.

Se você quer entender um pouco mais sobre como os alimentos diminuem o inchaço, este artigo da Boa Forma é bem explicativo!

Leia também: Emagrecimento saudável: como perder peso sem correr riscos

Legumes e frutas diversos dispostos em uma mesa, sobre uma tábua de madeira. Em um dos pratos, temos tomate, cenoura, aspargos e outros. Em outro prato, temos repolhos, abacate, broto de feijão, grão-de-bico e outros. Ao redor, temos limões, pimentão, salsinha, amêndoas e especiarias.

Pratique exercícios físicos

Você fica espantada em ver como a prática de exercícios é boa para tudo? E é, mesmo! Nesse caso, a contração de músculos durante a prática esportiva “força” a saída do excesso de líquidos. Assim, o corpo desincha.

E você nem precisa se matricular em uma academia ou investir muito para isso: uma boa caminhada é o melhor exercício para eliminar a retenção de líquido. Outros que têm um ótimo efeito são a corrida, bicicleta e pular corda. Ou seja, exercícios que usam bastante as pernas.

Eles são ótimos, inclusive, para reduzir o inchaço abdominal, especialmente se você fica muito tempo sentada, sabia?

Leia também: Exercícios físicos: 5 dicas para te ajudar a combater o sedentarismo, acelerar o metabolismo e emagrecer

Esportes: seus aliados para uma vida saudável

 

Faça drenagens linfáticas

As drenagens são ótimas para quem está sofrendo com inchaço, porque vão estimular o corpo a eliminar a água em excesso. A massagem pode ser feita usando apenas as mãos, como também pode ser feita com equipamentos modernos. Isso não interfere no resultado.

O mais importante é buscar um profissional sério, que faça uma boa anamnese e saiba o que pode ou não manipular, principalmente se seu inchaço tem a ver com algum problema de saúde ou gravidez.

Mulher deitada enquanto outra mulher massageia sua barriga, uma das melhores maneiras de acabar com a retenção de líquido

O que não fazer jamais para eliminar a retenção de líquido

Existem muitas formas seguras de aliviar ou até mesmo eliminar o inchaço, mas também existem coisas que você NUNCA deveria fazer.

As duas principais são a automedicação e o uso de diuréticos sem prescrição ou recomendação médica. Você talvez veja com frequência a recomendação de chás, líquidos ou em cápsulas, com essa finalidade.

E por que você não deveria tomar?

A menos que você já saiba a origem da retenção de líquido, isso é bem perigoso. Diuréticos podem causar desidratação, queda de pressão, arritmias cardíacas, perda de potássio e vários outros problemas.

Por isso, não devem ser tomados indiscriminadamente (nem mesmo os naturais), principalmente se você nunca investigou os motivos do inchaço.

 

Não sofra mais com retenção de líquido com o Cartão Beneficiar

Se você cansou de sofrer com inchaço e quer se livrar de uma vez da retenção de líquido, o Cartão Beneficiar é seu aliado. Seja para investigar as causas de inchaços recorrentes, seja com profissionais para melhorar sua alimentação e qualidade de vida, você pode contar com o Cartão.

Nossos beneficiados têm desconto em consultas e exames para checar como está a saúde e também em serviços como nutrição e academias, para criar novos hábitos e viver com muito mais saúde e bem-estar.

Se você quer ter acesso a esses e outros benefícios e ser parte da família Beneficiar, é só clicar no banner e fazer sua adesão.

Banner com fundo laranja em que se lê: Clique aqui e tenha milhares de benefícios na palma da sua mão. Ao lado, uma imagem do apresentador Ciro Bottini e o Cartão Beneficiar.