Dengue: Descubra como tratar os sintomas e se prevenir

A Dengue é uma doença causada por um vírus. Os sintomas mais leves da doença podem chegar a confundir-se com uma gripe, enquanto sua forma mais grave, pode levar o portador a óbito. E, como esta doença tem feito milhões de vítimas brasileiras em poucos meses ainda este ano (2021), é preciso tomar cuidado e prevenir-se corretamente. Por isso, preparamos um material especial para te ajudar nesse momento. Portanto, continue a leitura!

Mesmo em cenário de pandemia da Covid-19, outras doenças como a Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, não pararam de fazer suas vítimas.

É preciso cada vez mais cuidado, pois onde uma doença deixa de atacar, há espaço para outras.

Segundo o Ministério da Saúde, este ano, foram registrados 54.049 mil novos casos de Dengue no Brasil.

E, embora esse número seja, aproximadamente, 77% inferior aos casos do ano passado (2020), estados como o Acre, lideram a epidemia saltando de 2.598 mil casos em 2020 para 7.514 mil casos em 2021.

Como ocorre a transmissão da Dengue

vários-mosquitos-da-dengue-tentando-passar-por-uma-tela

A transmissão do vírus ocorre por meio da picada do mosquito que já está contaminado, lembrando que apenas as fêmeas podem transmitir a doença.

Quando ela pica uma pessoa infectada, ela também se infecta, fazendo com que suas próximas vítimas também sejam infectadas, ocorrendo assim, a contaminação.

Outra forma das fêmeas infectarem pessoas, é por meio da hereditariedade, ou seja, se essa fêmea der a luz a outras, elas também estarão infectadas e poderão espalhar a doença.

A transmissão só pode ocorrer pelas fêmeas, pois elas buscam pelo sangue humano para a maturação de seus ovos. Os machos se alimentam apenas de seiva vegetal e, portanto, não picam humanos.

Essa doença também não pode ser transmitida por humanos, o que a desclassifica como uma doença contagiosa.

Sem contar que, dificilmente a infecção da doença ocorre em temperaturas abaixo de 16ºC, sendo mais propícia em temperaturas mais elevadas e próximas a 30º ou 32ºC, o que faz com que o mosquito prefira ou goste mais de se reproduzir em lugares quentes e úmidos.

Suas características são inofensivas, porém se diferenciam de mosquitos e pernilongos comuns pela cor que pode variar entre marrom e preto. Também possuem listras brancas pelo corpo e patas.

Sintomas da doença

menina-com-dengue-tendo-sua-temperatura-medida-pela-mão-da-mãe

Os sintomas da Dengue geralmente são febre alta (entre 39º a 40ºC) que podem durar até 7 dias, dores de cabeça fortíssimas, dores musculares ou nas articulações, cansaço, enjôos, perda de apetite, manchas vermelhas, dentre outros.

Em casos de Dengue Hemorrágica, os sintomas são bem parecidos com a Dengue normal, e somente após o terceiro ou quarto dia da doença é que começam a aparecer as hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele ou dos órgãos.

Se não tratada com rapidez, pode levar suas vítimas a óbito. Contudo, esse tipo de Dengue é mais comum em pessoas infectadas pela segunda vez.

Ainda há uma terceira e mais perigosa, que é a Síndrome do Choque da Dengue, que apresenta complicações neurológicas, cardiorrespiratórias, hemorragia digestiva, insuficiência hepática e derrame pleural.

Esse terceiro tipo de Dengue traz consigo uma grande ausência de pressão arterial, inquietação, palidez e perda de consciência. Também pode levar a óbito se não tratada corretamente e rapidamente.

Tratamentos indicados para a Dengue

Não existe um tratamento específico para a doença, apenas alguns medicamentos que são indicados para aliviar os sintomas, ou seja, realizar um tratamento sintomático.

Contudo, é de grande importância que, a vítima infectada beba muito líquido para evitar a desidratação.

Em alguns casos, é necessário a internação para hidratação endovenosa, e em casos ainda mais graves, iniciar um tratamento em unidade de terapia intensiva.

Os medicamentos mais indicados pelos profissionais da saúde, Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial de Saúde) geralmente são a dipirona e o paracetamol, que são medicamentos que ajudam a aliviar dores e febres.

Lembre-se: em caso de suspeita de dengue, procure um médico e evite medicações contra indicadas.

Como se prevenir?

A melhor forma de prevenção da Dengue é tomando a vacina, pois ela previne todos os tipos de Dengue existentes.

Por meio da vacina, é possível reduzir também os casos mais graves, ou seja, aqueles que mais levam pessoas infectadas a óbito em até 93%, diminuindo também, em até 80%, os casos de hospitalização pela doença.

Além da vacina, há algumas práticas saudáveis que influenciam como: não deixar água parada por muito tempo em vasos, baldes, vasilhas, pneus velhos, garrafas, poças, caixas d’água, dentre outros.

Para proteger ainda mais sua família, utilize também telas nas janelas para impedir que o mosquito entre na sua casa. Você pode colocar areia nos vasos de plantas, limpar bem as calhas, colocar desinfetante nos ralos e fazer uso de inseticidas recorrentemente e também de repelentes.

Lembre-se de também ser consciente com o seu lixo, não o deixe acumular, pois esse ato atrai mosquitos e pernilongos da Dengue.

E, no caso de piscinas, o perigo pode aumentar caso ela não seja limpa com frequência. Já em caso de lagos caseiros, é preciso preocupação, porém nem tanto, pois os peixes que vivem nesse ambiente são predadores e irão ajudar a evitar a proliferação.

O Cartão Beneficiar pode te ajudar ainda mais!

Com os planos de saúde e o sistema público de saúde cada vez mais atolados por conta da pandemia do Covid-19, conseguir realizar exames com efetividade e consultas rápidas, ficou complicado e difícil.

Contudo, sempre há uma saída e o Cartão Beneficiar pode te ajudar, afinal nos preocupamos com a sua saúde e a de seus familiares.

Com valores acessíveis (pouco mais de R$1,00 por dia), você e sua família têm até 70% de desconto em exames e acesso a consultas com especialidades médicas a partir de R$32,00.

Você e sua família ainda ganham 6 meses de consultas gratuitas com o Clínico Geral.

Comece a se prevenir de doenças utilizando o Cartão Beneficiar. Clique aqui e descubra muitos outros benefícios para aproveitar. Solicite a sua adesão!