Mulher desfocada ao fundo, com o pé em primeiro plano, se alongando (o que é uma boa maneira de diminuir o formigamento nos pés).

Conheça as principais causas do formigamento nos pés e saiba como tratar

Você já sentiu formigamento nos pés? Essa sensação, que pode ser parecida com uma coceira ou lembrar picadas ou “agulhadas”, às vezes é bastante desconfortável e, dependendo da intensidade, pode até mesmo afetar a pele dos pés. 

Se você chegou neste post, provavelmente isso está te incomodando. Então, continue lendo para conhecer suas causas e saber como tratá-lo.

O que é o formigamento nos pés?

A parestesia dos pés, conhecida como formigamento, é uma condição que se caracteriza pela sensação de coceira, picadas ou “agulhadas” na pele dos pés, o que simplificamos chamando apenas de formigamento. Essa sensação pode ser temporária, ou seja, tem uma curta duração, ou persistente, quando dura dias, semanas ou até mesmo meses.

O formigamento, em si, não é uma patologia. Ele é um sintoma e pode estar por trás de várias doenças. Por isso, se você sente esse incômodo, o ideal é procurar um médico para receber o tratamento adequado. 

Pés masculinos com bolhas ao lado de um sapato. Sapatos apertados podem causar formigamento nos pés.

Quais são as possíveis causas do formigamento nos pés?

Como você já leu acima, várias doenças e condições podem estar por trás do formigamento. Portanto, agora vamos listar algumas, mais ou menos comuns:

  • Compressão de nervos nas pernas ou da coluna.
  • Doenças neurológicas, como esclerose múltipla ou neuropatia diabética.
  • Má circulação nas pernas.
  • Lesões na coluna vertebral ou em outras áreas do corpo, se nervos forem afetados.
  • Falta de vitamina B12, o que também pode afetar o sistema nervoso.
  • Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus.
  • Consumo excessivo de álcool, que pode afetar o sistema nervoso (e causar formigamento, inclusive, em outras partes do corpo).
  • Exposição a substâncias tóxicas, como mercúrio ou chumbo.
  • Doenças infecciosas, como meningite ou HIV, que podem afetar o sistema nervoso.
  • Estresse e ansiedade prolongados, que podem causar tensão muscular e afetar a saúde dos nervos.

Como você pode ver, as possíveis causas são muitas. Mas, ao contrário do que muita gente acredita, na maioria das vezes elas não estão relacionadas com a má circulação ou problemas vasculares. Como você pode notar, geralmente são problemas nos nervos que causam o formigamento.

Tratamentos

Se as causas podem ser diversas, os tratamentos também variam bastante, concorda? Então, apenas um médico pode prescrever o melhor tratamento para você. Alguns deles são os seguintes:

  • A fisioterapia pode ser útil para fortalecer os músculos e melhorar a circulação sanguínea nas pernas.
  • Algumas mudanças no estilo de vida, como evitar a permanência prolongada em posições sentadas ou de pé, podem ajudar na prevenção.
  • Pode ser necessário fazer uso de medicamentos, como para neuropatia diabética ou esclerose múltipla.
  • Em casos mais graves, a cirurgia pode ser recomendada para corrigir a causa do incômodo.

Como aliviar o formigamento nos pés?

Mesmo antes de começar o tratamento, existem algumas maneiras de aliviar o incômodo. Anote algumas dicas!

  1. Mudar a postura ao longo do dia ajuda a descomprimir os nervos das pernas. Se você trabalha sentada, tente se levantar algumas vezes; se você trabalha em pé, procure se sentar quando possível.
  2. Massagear as pernas e pés ao final do dia pode melhorar a circulação e aliviar o incômodo.
  3. Alongamentos suaves e exercícios para fortalecer os músculos das pernas podem ajudar a prevenir a compressão dos nervos e aliviar a sensação de formigamento.
  4. Elevar os pés acima do nível do coração pode melhorar a circulação e reduzir a sensação de formigamento.
  5. Aplicar compressas quentes ou frias nas pernas e nos pés vai aliviar a tensão muscular e, consequentemente, melhorar o incômodo.
  6. Escolher sapatos confortáveis, adequados aos seus pés, melhora o formigamento, pois não comprime seus pés nem calcanhares.

Outras possibilidades são fazer exercícios de alongamento, por exemplo a yoga, e também algumas sessões de acupuntura.

Pés femininos bem cuidados. Um está completamente apoiado no chão e, no outro, vemos também a sola, como se desse um passo ``a frente.

Mas lembre-se que essas são apenas formas de aliviar a sensação e não vão resolver o problema que a está causando. O ideal, mesmo, é buscar um tratamento adequado para a sua situação!

Precisa de tratamento? Conte com o Cartão Beneficiar!

Com o Cartão Beneficiar, você tem acesso a consultas médicas com valores acessíveis nas nossas clínicas parceiras e descontos em exames que podem te ajudar a se livrar de uma vez desse incômodo.

É melhor do que isso: fazendo sua adesão, você ganha 100% de desconto nas consultas com clínico geral por até um ano. Assim, você sabe exatamente por onde começar a investigar as causas do formigamento nos pés.

Então, não perca mais tempo: faça já sua adesão e comece a cuidar da sua saúde de forma eficiente e econômica! É só clicar no banner abaixo!

Banner com fundo laranja em que se lê: Clique aqui e tenha milhares de benefícios na palma da sua mão. Ao lado, uma imagem do apresentador Ciro Bottini e o Cartão Beneficiar.