Depressão: Doença Psicológica que acomete cerca de 12 milhões de brasileiros por ano

A Depressão é uma doença psicológica que tem como característica tristeza profunda e recorrente, o que faz com que a vítima não tenha mais vontade de realizar atividades que antes realizava.

Esta doença é, na maioria das vezes, vista como fraqueza e até mesmo frescura por pessoas que acreditam que a tristeza é um luxo.

Mas a grande verdade é que, a depressão é uma doença como qualquer outra e ela precisa de atenção médica, pois ela não tem um limite de duração exato e pode afetar pessoas de diversas idades.

Ela pode ser ocasionada por diversos fatores, ou seja, ela nunca vai ter uma única causa. E esses fatores geralmente estão ligados a problemas familiares, discriminação, preconceito, desemprego e até mesmo vício em drogas e álcool, dentre outros.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Além da tristeza profunda e a vítima da Depressão perder a vontade de realizar atividades rotineiras, a perda de apetite também pode ser notada e até mesmo o interesse em manter a higiene pessoal em dia pode ser afetado.

Outros sintomas relacionados a esta doença são: irritabilidade, autoestima baixa, pensamentos negativos, insegurança, esquecimento e déficit de atenção.

Mas o pior sintoma que a Depressão pode causar para as suas vítimas são os pensamentos e sentimentos que levam ao suicídio. 

Você sabia que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 à 29 anos?

No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas tem Depressão e sofrem com esta doença, o que equivale a 5,8% da população.

COMO A DEPRESSÃO PODE SER TRATADA?

A Depressão é uma doença psicológica que tanto pode ter sido causada por problemas como falta de nutrientes, vitaminas e até mesmo hormônios no corpo humano.

Portanto, há duas maneiras desta doença ser tratada e se você tem ou conhece alguém que tenha problemas com a depressão, não hesite em buscar ajuda. 

A primeira maneira de se tratar esta doença é por consultas recorrentes com psicólogos. essas consultas podem ser feitas semanalmente, quinzenalmente e até mesmo mensalmente dependendo da situação do paciente.  

A segunda maneira seria com acompanhamento psiquiátrico, ou seja, tomando remédios sob prescrição do médico. Neste caso, dependendo da quantidade receitada e do resultado, a vítima da doença deverá se consultar mensalmente.

Dependendo da vítima, ambos os tratamentos são indicados também.

A IMPORTÂNCIA DE UM PSICÓLOGO

A maioria dos casos de Depressão e doenças correlatas, geralmente são passadas com um psicólogo. Nem todo mundo se sente à vontade ou tem confiança suficiente para começar a tomar medicamentos, mas isso não é 100% regra.

Ir a um psicólogo é importante, pois este profissional dedicou anos de sua vida para estar ali, ouvindo e ajudando quem mais precisa de ajuda.

Muitas pessoas ainda têm certo tabu ou vergonha de irem até um psicólogo ou assumirem que se consultam, mas garanto que não existe vergonha nenhum em cuidar de si mesmo para estar bem.

E ir até um psicólogo com frequência, além de te ajudar a se recuperar e resolver seus problemas, vai fazer com que você esteja conversando com uma pessoa que compreende seus anseios, seus medos, suas incertezas e problemas.

O psicólogo dará segurança, coisa que antes o depressivo não tinha.

Mas você precisa saber que, se livrar da depressão também depende de você. Se você não aceitar de forma alguma se consultar com um psicólogo, então é claro que esta opção não irá funcionar.

Mas devo te alertar para que não tente resolver nada sozinho, nós somos seres sociáveis e precisamos sempre uns dos outros para viver em comunidade.

O importante é ter a mente aberta e tentar, você pode descobrir que essa é uma opção que pode te ajudar muito a lidar com a depressão e mudar a sua vida para melhor.

PROBLEMAS COM A DEPRESSÃO? TEMOS A SOLUÇÃO!

O Cartão Beneficiar se solidariza com quaisquer sofrimentos e visa a ajuda humanitária e acessível para todas as pessoas.

Por isso, nosso cartão oferece benefícios diversos na área da saúde, educação e lazer.

Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precise, nós estamos à disposição. 

Nosso cartão de benefícios garante que consultas com o psicólogo e médicos psiquiatras sejam realizadas com desconto acessível.

CLIQUE AQUI e entre em contato agora mesmo para saber mais.