Pessoa desfocada em segundo plano segurando um coração. Ela usa uma roupa azul e um estetoscópio pendurado no pescoço

Dicas para você aprender como baixar o colesterol

Sabe como baixar o colesterol é uma preocupação comum entre as pessoas que se importam com a própria saúde. Por isso, neste post vamos trazer algumas informações sobre a doença, que afeta 4 entre 10 brasileiros adultos.

 

O que é o colesterol?

Antes de saber como baixar o colesterol, é importante entender o que ele é.

De forma bem simplificada, o colesterol é uma gordura encontrada em nosso corpo. Diferente do que se acredita, ele não é completamente maléfico. Muito pelo contrário, é um composto fundamental para a produção de hormônios sexuais, de vitamina D e diversas outras funções.

Também é uma crença muito popular a de que ele é obtido apenas por meio de alimentos. A verdade é que aproximadamente 70% de todo o colesterol do nosso corpo é produzido pelo fígado e intestino. Isso significa que, mais do que a alimentação, fatores genéticos também influenciam bastante nas taxas de colesterol.

 

Tipos de colesterol

Outro ponto importante de se destacar é que o colesterol se divide em dois tipos, que conhecemos como o “bom” e o “ruim”.

O chamado “bom colesterol”, o HDL, tem essa fama porque é responsável por levar o colesterol dos tecidos do corpo de volta para o fígado. Esse processo é o que garante a limpeza das artérias e previne as doenças cardiovasculares; portanto, o nosso corpo se beneficia bastante do HDL.

Já o “colesterol ruim”, o LDL, faz o caminho inverso do LDL. Ele leva o colesterol produzido pelo fígado para o restante do corpo e é exatamente isso o que provoca os problemas de saúde associados ao colesterol alto: essa gordura pode se acumular na parede das artérias e causar o entupimento delas.

Você pode entender um pouco melhor sobre eles no vídeo abaixo:

Riscos do colesterol alto

Por mais que seja fundamental para o bom funcionamento do corpo, o colesterol alto traz riscos que podem trazer complicações severas, como:

 

  • Aterosclerose, o entupimento das artérias que impossibilita a passagem do sangue;
  • Doença arterial coronariana, uma condição semelhante, mas que impede que o sangue chegue diretamente ao coração;
  • Pressão alta, pois a gordura reduz o espaço da passagem do sangue pelos vasos e, consequentemente, aumenta a pressão nas artérias;
  • Infarto ou AVC, provocado pela obstrução das artérias.

 

Além disso, o colesterol alto pode levar a uma insuficiência renal, se as artérias afetadas forem as que estão diretamente relacionadas com os rins.

Mas o maior problema é que o colesterol alto é uma doença silenciosa. Não existe nenhum sintoma específico associado a ele e a única maneira de saber se os níveis estão adequados é fazendo exames regulares.

 

Como baixar o colesterol

Agora que você já sabe o que é o colesterol e quais são os riscos para a saúde se ele estiver com níveis elevados, vamos ao que interessa: como baixar o colesterol naturalmente!

 

Tenha uma alimentação balanceada

Mesmo que o próprio corpo produza o colesterol, ele também vem dos alimentos que consumimos. Por isso, ter uma alimentação balanceada, rica em fibras e alimentos com gorduras boas, é muito importante para manter adequados os níveis do HDL e do LDL. Algumas sugestões são frutas como pera, maçã e banana; cereais como arroz, aveia e milho; carnes magras, como a de peixes, além de oleaginosas.

Também é muito importante reduzir o consumo de açúcar e carne vermelha.

Leia também: 7 dicas para ter uma alimentação saudável no dia a dia

Dois filés de salmão (uma ótima opção para baixar o colesterol) em uma frigideira de ferro, com tomates e especiarias em volta, sobre uma mesa de madeira. A frigideira está em cima de um guardanapo branco.

Pratique exercícios físicos

Não é impressão: exercícios físicos são bons para absolutamente tudo e não é diferente com o colesterol.

A prática de uma atividade física de intensidade moderada contribui bastante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. E não acredite se alguém te disser que apenas as atividades aeróbicas são boas se você quer ter resultados para a sua saúde.

Hoje, já sabe que além de natação, bicicleta, corrida e caminhada, entre outras, a musculação também é um excelente exercício. Isso porque, ao fortalecer os músculos do corpo, o coração sofre muito menos com os esforços diários! Se conseguir combinar com exercícios, é ainda melhor.

 

Evite cigarro e bebidas alcoólicas

Na direção oposta, também não é impressão que hábitos como o tabagismo e o consumo de álcool faz mal para a saúde em diversos aspectos, e o colesterol não fica de fora. Se você quer saber como baixar o colesterol e é fumante ou bebe com frequência, considere abandonar o hábito de uma vez por todas.

Além de também aumentar o risco de aterosclerose, a nicotina presente no cigarro reduz o colesterol HDL, o bom colesterol, e não é exatamente esse que você precisa reduzir para ter uma vida mais saudável, concorda? Outras substâncias presentes no cigarro que também estão relacionadas com o problema são o monóxido de carbono e o alcatrão. Ou seja: fumar não traz vantagem nenhuma.

Quanto ao álcool, ele não está relacionado diretamente ao colesterol, mas pode aumentar os triglicérides, a famosa “gordura no sangue”. Isso associado a outros problemas de saúde é um prato cheio para doenças mais sérias, mas não quer dizer que você não pode tomar uma taça de vinho socialmente se já mantém hábitos saudáveis, certo?

 

Procure ficar longe do estresse

Alguns hormônios que o corpo libera em situações de estresse são péssimos para o coração, pois estreitam os vasos sanguíneos e aumentam a pressão. Associados ao colesterol alto, podem agravar problemas cardiovasculares.

Então, o ideal é que você consiga ter meios de relaxar nos dias mais estressantes. Faça uma meditação guiada, uma caminhada, dance, passe algumas horas com seus pets ou pessoas queridas, escute uma música de que você gosta… o importante é encontrar prazeres no seu dia a dia!

 

Tenha os exames sempre em dia

Como o colesterol é uma doença silenciosa, você só sabe que precisa baixá-lo se tiver os exames sempre em dia. Faça visitas anuais aos médicos e não deixe de ir aos retornos.

Você já viu que o próprio corpo produz colesterol, portanto você pode ter índices elevados mesmo que seja uma pessoa magra ou com bons hábitos, pois a genética também influencia nisso. É importante fazer acompanhamento médico periódico, pois só um profissional pode avaliar a necessidade de tratar o problema com medicamentos.

 

O Cartão Beneficiar te ajuda a controlar o colesterol!

Você precisa ficar em dia com os seus exames e contar com uma ajudinha extra para baixar o colesterol? O Cartão Beneficiar é seu aliado, já que oferece consultas e exames com descontos e mais acompanhamento com nutricionistas, psicólogos, academia e diversos outros benefícios para você ter saúde e qualidade de vida!

Clique no banner abaixo e faça já sua adesão.

Banner com fundo laranja em que se lê: Clique aqui e tenha milhares de benefícios na palma da sua mão. Ao lado, uma imagem do apresentador Ciro Bottini e o Cartão Beneficiar.