Saúde Mental: Por que cuidar dela é tão importante?

Ter Saúde Mental, atualmente, tem sido um desafio para pessoas de qualquer idade. Mas ela é tão importante para ter qualidade de vida quanto qualquer outra coisa. Se você veio até aqui para entender um pouco melhor sobre o assunto e descobrir como se cuidar ou ajudar alguém próximo com dificuldades de forma prática e sem sair de casa, veio ao lugar certo. No final, ainda te deixo um super bônus!

Não sei se você sabe, mas a saúde psicológica de cada indivíduo está ligada, de forma séria e profunda, à saúde física.

Mas o que isso quer dizer?

Que o corpo pode estar saudável, imune de doenças e com a alimentação em dia e, ainda assim, não estar bem.

Doenças que afetam a saúde mental, como a depressão, ansiedade e muitas outras, geram indisposição. Ou seja, você deixa de ter cuidado consigo mesmo.

E é aí onde o perigo mora e você deve ter cuidado!

Esse cuidado com a saúde da mente deve ser feito até mesmo em pessoas que não apresentam sintomas de doenças psicológicas ou mentais como uma forma de prevenção, para que, o que já está bom, continue assim.

Afinal de contas, ninguém está livre de ficar doente ou de se deixar levar por um problema que não consegue resolver.

Qual a importância da saúde mental?

mulher-sentind-dor-no-peito-lembrando-a-importância-de-ter-saúde-mental

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a saúde mental está ligada a fatores sociais, econômicos, biológicos e ambientais.

E, assim como a saúde física, a saúde da mente é essencial para que cada pessoa execute suas habilidades pessoais e profissionais de forma saudável.

Além de, claro, todo o equilíbrio e estabilidade emocional necessários para lidar com situações difíceis, emoções positivas e negativas, convivência mais harmônica e segura no ambiente familiar.

Ainda há muitos estigmas e preconceitos sobre o assunto, é preciso compreender que, por diversos motivos, doenças como a depressão e a ansiedade podem surgir, como qualquer outra doença, e precisam de tratamento médico.

Muitas pessoas, sobretudo familiares, podem enxergar essas doenças como fraqueza, mas esse é um conceito que precisa ser mudado, pois coloca a recuperação e até mesmo a vida de milhões de pessoas em risco.

A falta de tratamento e cuidado com a saúde mental pode resultar em óbito, e esse é um dos principais motivos pelos quais é tão importante se prevenir ou saber identificar quando precisa de ajuda, além de buscar por ela.

Dados sobre a Depressão e Ansiedade no Brasil

Não deveria ser novidade para ninguém que o Brasil tem o maior índice da América Latina quando o assunto é depressão.

São 11,5 milhões de brasileiros que sofrem da doença, ou seja, esse é um dado que representa 5,8% da população, segundo a OMS.

Já a ansiedade representa um número maior de brasileiros, que gira em torno de 9,3% da população.

No contexto mundial, o Brasil é o primeiro país com maior taxa de transtorno de ansiedade e o quinto em casos de depressão.

Mesmo com dados tão alarmantes como esses, muitas pessoas ainda se isentam de ajuda ou não encontram assistência médica de qualidade.

Como a pandemia influenciou na saúde mental de milhões de brasileiros

Com a pandemia do Covid-19, a vida de muitas pessoas e famílias foi impactada de alguma forma, isso é um fato.

Mas para indivíduos com doenças que afetam a saúde mental, o confinamento contribuiu para que os casos de doenças como a depressão aumentassem.

Isso pelo simples fato de que a saúde mental está ligada também a atividades de lazer.

De acordo com pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo), o Brasil, de onze países, é o que lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia.

A pesquisa aponta que são 63% de indivíduos que sofrem de ansiedade e 59% de depressão.

No ano de 2020, de acordo com estudo realizado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), os casos de depressão aumentaram 90% e o número de pessoas que relataram sintomas da doença dobrou entre os meses de março e abril.

Hábitos prejudiciais à saúde da mente

Pensamentos negativos, vícios em álcool, drogas, jogos e até mesmo o uso excessivo da internet são hábitos que além de intensificar a ansiedade, podem prejudicar a saúde mental causando depressão.

Nesses casos é preciso ter cuidado para não se ancorar em um desses hábitos que podem simplesmente piorar a doença e afetar a resposta positiva de tratamento.

É claro que, ainda há uma série de fatores que podem ocasionar a doença também, como o desemprego, bullying e preconceito na escola, assédio ou abuso de qualquer tipo em pessoas de qualquer idade, julgamento de entes queridos ao invés de apoio, dentre tantos outros fatores.

Tudo isso é um pontapé inicial para afetar a estabilidade emocional e mental de alguém.

Por isso, é necessário muita empatia, compreensão e incentivo para que pessoas ou famílias busquem ajuda.

Como cuidar da saúde mental sem sair de casa?

mulher-negra-praticando-meditação-para-melhorar-saúde-mental

É claro que, nenhuma das dicas que apresentarei deve substituir acompanhamento com psicólogos.

Pelo contrário, o intuito é ajudar qualquer pessoa a amenizar sintomas ou simplesmente incentivar a cuidar melhor da saúde mental.

É de extrema importância que você leve essas dicas a sério, pois elas só irão funcionar se você ou quem você ama e precisa de ajuda se comprometerem verdadeiramente.

Então, vamos lá?

Uma alimentação saudável unida a práticas de exercício físico, meditação e hábitos saudáveis como: ler um livro, ouvir música, assistir a um filme ou praticar qualquer outra atividade de que goste, são um grande avanço para uma saúde mental mais saudável.

Além de auxiliar em um sono de mais qualidade também!

Outras práticas saudáveis para quem deseja ter uma saúde mental melhor é praticar o autocuidado, aceitar que o seu tempo é diferente do de outras pessoas e acreditar em si mesmo, aceitar-se da forma que é e buscar ajuda sempre que não estiver se sentindo bem.

Lembre-se: são atitudes que fazem a diferença, e quando você cuida de si, está cuidando da sua vida.

Por que ir a psicólogos contribui para o cuidado com a saúde da mente?

Verdade seja dita, todos possuem limitações, dificuldades e problemas que, muitas vezes, não conseguem ser resolvidos sozinhos.

Isso é normal em qualquer ser humano.

E é por isso que ajuda profissional psicológica é o mais indicado na maioria dos casos, não apenas para ajudar pessoas a passarem por doenças que afetam diretamente o psicológico de cada um.

É preciso ter em mente que, todos possuímos limites e precisamos de ajuda.

Há certas questões da vida que podemos cansar de tentar e sofrer ainda mais no processo, ou simplificar e buscar ajuda.

É claro que, o psicólogo é um grande aliado para a saúde mental, lembre-se sempre disso, mas tenha certeza também de que o seu avanço só depende de você. A ajuda profissional é o direcionamento à soluções para as suas dificuldades.

10 dicas gratuitas para cuidar da saúde da mente e do corpo

Para te ajudar ainda mais a colocar a sua saúde mental em dia, separamos 10 dicas de profissionais da saúde para te ajudar a ter melhores resultados sem sair de casa.

Lembre-se de que, essas dicas só irão realmente funcionar se você se comprometer com a sua saúde verdadeiramente e colocar todas as dicas em prática.

Para isso, clique aqui, inscreva-se e comece a ter uma vida de mais qualidade e livre de doenças.