Mulher negra com uma toalha na cabeça e roupão limpando a pele com um algodão, parte fundamental de uma rotina de cuidados com a pele

Cuidados com a pele: como ter uma pele linda o ano todo

Com a chegada do inverno, é natural perceber que os cuidados com a pele precisam ser diferentes daqueles que temos em épocas mais quentes. Ressecamento, descamação, dermatites e outros problemas ficam mais frequentes, pois a pele fica mais sensível no frio.

Por isso, neste post vamos dar algumas dicas de cuidados que vão garantir uma pele bonita o ano inteiro!

Por que os cuidados com a pele são diferentes no inverno?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, nossa pele sofre um pouco mais no inverno pois a diminuição da transpiração devido ao frio e a baixa umidade do ar a tornam um pouco mais seca. Além disso, nessa época é comum tomar banhos quentes e isso também traz prejuízos.

Mulher negra usando um gorro, cachecol e luvas cinza claro e um casaco grafite. Ela está com um meio sorriso, com o corpo ligeiramente de lado, e segura um café.

Sabe quando você esquenta a água para lavar uma louça engordurada, com sujeiras difíceis de serem removidas? No caso da pele, funciona da mesma forma: a água quente retira sua oleosidade natural. Por mais que pareça uma coisa boa, é essa camada lipídica que protege o tecido das agressões externas e mantém a pele com um bom aspecto!

Dicas de cuidados com a pele para você seguir o ano inteiro

Não, nós não vamos ensinar cuidados que servem apenas para o inverno. Isso porque eles são os mesmos o ano inteiro – a diferença é que, em épocas mais frias, talvez você precise adaptá-los um pouquinho.

Então, vamos lá!

 

1. Limpeza

O ideal é que você limpe a pele duas vezes por dia: logo pela manhã e antes de se deitar.

Pela manhã, uma higienização com água e sabonete já é o suficiente para retirar as sujidades que se acumulam durante a noite. Já antes de dormir, o ideal é usar água, sabonete e um tônico de limpeza, que vai ajudar a remover aquelas impurezas de poluição e maquiagem que o sabonete não consegue retirar sozinho.

Só atente para usar produtos adequados para o seu tipo de pele. Se ela for mais oleosa, opte pelos oil free; se for mais ressacada, prefira os mais hidratantes.

 

2. Hidratação

É um passo extremamente importante o ano inteiro e um cuidado que deve ser redobrado no inverno. E não é necessário gastar com produtos caríssimos para isso, não. Existem hidratantes em diversas faixas de preço, basta procurar por aquele que se adapta melhor à sua pele. 

Também não é preciso gastar com diversos produtos se isso não cabe na sua realidade. É claro que, se for possível, você pode investir um pouco mais em outros óleos e séruns com funções diferentes para ter melhores resultados, mas nada disso é fundamental para ter uma pele com viço e bem hidratada.

Aliás, não se engane pensando que peles oleosas dispensam essa etapa. Ela é necessária para todos, a única diferença é o tipo de produto utilizado. Os hidratantes em gel ou à base de água são excelentes para quem tem a pele mais oleosa e funcionam muito bem.

Mulher negra sorrindo, passando hidratante no rosto, uma das etapas de cuidados com a pele.

3. Proteção solar

Muita gente erra nesse aspecto por achar que só precisa usar filtro solar no verão, quando vai à praia ou à piscina. Porém não é bem assim… a radiação ultravioleta (UV) está aí, penetrando na nossa pele durante o ano todo e causando estragos que podem ser irreversíveis.

Por isso, é essencial usar filtro solar o ano inteiro, mesmo no inverno ou dias nublados. Atente para o fator de proteção solar (FPS), que nunca deve ser menor de 30 – e mais alto para peles mais claras.

Além disso, em dias ensolarados, considere usar outras formas de proteção solar, como roupas que cobrem mais o corpo, chapéus e óculos escuros, e evite se expor ao sol no horário em que ele é mais quente (das 10h às 16h).

 

4. Alimentação

Os cuidados listados acima são ótimos para manter a pele bonita de fora para dentro. Já a alimentação balanceada, rica em fibras, é o que vai garantir que ela seja bem tratada de dentro para fora. E não se engane, pois é uma das etapas mais importantes dos cuidados com a pele.

Observe como o aspecto dela fica diferente depois de um final de semana de excessos, comendo mal, ingerindo bebida alcoólica, por exemplo. Isso acontece porque fibras e vitaminas são importantes para o bom funcionamento do corpo e, apesar de nos esquecermos disso, a pele é um órgão que também se beneficia com bons hábitos alimentares.

Leia também: 7 dicas para ter uma alimentação saudável no seu dia a dia

 

5. Ingestão de líquidos

Ainda mais importante do que a alimentação está a ingestão de líquidos, que deve receber ainda mais atenção no inverno, quando a maioria de nós tem dificuldade de beber água.

Nesse caso, é seguro dizer: não adianta gastar uma fortuna com produtos de pele e não beber a quantidade adequada de líquidos. Lembra que comentamos ali em cima que a pele também é um órgão, então também se beneficia com hábitos saudáveis? É a mesma coisa aqui: beber água mantém o corpo hidratado de maneira geral, por isso é essencial para hidratar, também, a pele.

Cremes e outros produtos ajudam a manter essa hidratação ao longo do dia, mas a verdade é que, se a pele não for bem tratada de dentro para fora, eles têm muito pouca serventia. No inverno, se é muito difícil beber água, considere tomar também chás claros, que aquecem e hidratam!

Mulher negra sorrindo de perfil segurando uma caneca de chá. Ela está em uma cozinha e usa uma blusa florida estampada.

Atente para doenças e redobre os cuidados com a pele

Naturalmente, as dicas acima podem – e devem – ser aplicadas em uma pele saudável, sem lesões, descamação, manchas e outras alterações.

Caso você note alguma coisa diferente, como as citadas acima, ou também coceira, pele muito ressecada, formação de cravos e espinhas e outras irregularidades, interrompa qualquer rotina de cuidados.

Nesse caso, é necessário investigar as causas da alteração, que podem ser desde uma reação alérgica a alguma doença. O diagnóstico e tratamento só podem ser realizados por um profissional capacitado: o médico dermatologista. É ele quem vai dizer qual é a melhor maneira de lidar com o problema e indicar os melhores produtos para o seu caso, que podem incluir até mesmo medicamentos.

Leia também: Conheça as doenças de verão e saiba como evitá-las

 

Cuide da sua pele com o Cartão Beneficiar

Se você acha que um tratamento de pele é inacessível para você, saiba que, com o Cartão Beneficiar, tudo isso está ao seu alcance!

Faça sua adesão e garanta descontos em consulta com o médico dermatologista e também descontos em farmácias credenciadas para manter seus tratamentos em dia.

Clique no banner abaixo para ter acesso a esse e outros milhares de benefícios!

Banner com fundo laranja em que se lê: Clique aqui e tenha milhares de benefícios na palma da sua mão. Ao lado, uma imagem do apresentador Ciro Bottini e o Cartão Beneficiar.